Home > estonia, Portuguese > Tallinn -> Hospital -> Tallinn

Tallinn -> Hospital -> Tallinn

Recapitulando…..

No post anterior descrevi como foram as passagens por Amsterdam e Berlim. Agora vou falar um pouco como foi a chegada em Tallinn e falar da zica que aconteceu durante o mes passado.
Este post vai ser escrito sem qualquer tipo de acentuacao grafica devido ao teclado de layout sueco que estou usando agora. (Eh bizarro, merece um post a parte).

Cheguei em Tallinn no dia 29 de fevereiro, uma sexta-feira, e tinha um pessoal da AIESEC me esperando no aeroporto, onde tomei um shot de vodka estoniana com 80% de alcool e de onde fomos direto para o apartamento onde alguns trainees (Kike da Venezuela, Breno do Brasil e Mustafa da Turquia) moram para uma festinha de boas vindas.

AeroportoRecepcao no aeroporto de Tallinn: Eu (Brasil), Maris, Kike (Venezuela), Ott, Erkki, Elina, Kristi e Marina

No sabado e no domingo seguintes fomos conhecer a cidade e comer algumas comidas tipicas. Fotos aqui.
Na segunda-feira fui com a Kristi (minha buddy) abrirmos minha conta no banco Hanza.

O trabalho

Meu primeiro dia de trabalho foi na quarta-feira, na Aqris Software AS, uma empresa de desenvolvimento de software especializada em J2EE. Eh uma empresa pequena, com entre 30 e 40 funcionarios realizando desenvolvimento de sistemas internos e prestando servicos para varios outros clientes na Estonia e em outros paises da Escandinavia, principalmente Finlandia.

A empresa fica no predio do World Trade Center Tallinn. Mas ja esta planejada uma mudanca para um outro predio a ser realizada no segundo semestre do ano.

De quarta a sexta-feira fiquei apenas me ambientalizando com a empresa, lendo as informacoes na rede interna e conhecendo e aprendendo mais sobre as metodologias e tecnologias utilizadas.

A semana seguinte fiquei por conta de estudar Spring, um framework de desenvolvimento J2EE utilizado em praticamente todos os projetos da empresa. O negocio eh batuta, desde 2006 venho querendo estudar Spring, mas nunca tinha tempo. Agora consegui unir o util ao agradavel :)

Na outra semana iniciou um projeto novo, em que fui alocado. Desenvolver um novo sistema de gerenciamento interno da empresa, utilizando tecnologias de ponta: Java 6, Spring 2, Hibernate e GWT.

Predio do WTC Tallinn, onde fica a Aqris


Indo para o trabalho durante o inverno

A zica

Alguns dias antes de sair do Brasil comecei a sentir incomodas dores nas costas. Cheguei a ir no medico, que pediu um raio-X e disse ser apenas uma dor passageira por alguma contusao… me recomendou um pouco de repouso e remedios para dor.

Ao chegar na Estonia, a dor ainda nao havia melhorado. Claro, depois de uma semana viajando pela Europa carregando uma mochila de 70L, nao deveria melhorar mesmo. Fui num pronto socorro e o medico repetiu a mesma coisa que ja havia ouvido no Brasil.

Comprei mais anti-inflamatorios, que segundo o medico deveriam ser tomados por 5 dias. 5 dias, e nada da dor melhorar, pelo contrario, apenas piorava. Continuei tomando os remedios enquanto tentava marcar uma consulta com um medico especializado. Duas consideracoes aqui:

a) sempre odiei tomar remedios, seja compridos, seja (principalmente..) injecoes. Neste caso eu realmente fui imprudente e abusei dos medicamentos, pois as dores eram imensamente fortes. No periodo em que a dor estava pior (antes do colapso total), eu fiquei 2 semanas direto sem conseguir dormir. Minhas noites eram: 1 hora tentando dormir, 2 horas acordado andando de um lado para o outro no quarto ou tomando um banho quente (que relaxava e melhorava um pouco a dor).

b) o sistema de saude estoniano eh bom, mas o funcionamento eh complicado se voce nao tem um ID estoniano (meu caso naquela situacao) e por mais que eu estivesse tentando uma consulta com um medico especializado, demorei semanas ateh realmente conseguir.

No dia 13 de abril, um domingo, acordei e comecei a passar muito mal. Os outros trainees chamaram uma ambulancia que me levou ao hospital, onde descobriram a causa das fortes dores nas costas: uma ulcera no duodeno. Fiquei no hospital ate a quinta-feira seguinte, quando era pra ter sido liberado, quando de repente comecei a passar muito mal de novo, pior do que antes. Meia hora depois, eu estava na mesa de cirurgia sendo anestesiado.

Resumo: segundo os medicos, a ulcera estava bem avancada, o que significa que eu provavelmente ja a trazia desde o Brasil. Isso nao necessariamente quer dizer que as dores inicialmente fossem causadas pela ulcera, mas esta definitivamente piorou e muito as dores. A ulcera, por sua vez, foi ultramente agravada (ou iniciada) pelo uso continuo dos anti-inflamatorios. Ou seja, quanto mais remedios contra dor eu tomava, mais dores eu sentia. Fiquei mais uma semana no hospital depois da cirurgia, e fui liberado para ficar mais uma semana de repouso em casa. Amanha, dia 5 de maio, depois de praticamente um mes fora, volto a trabalhar.

Mudanca

Patinhos muito comuns em Tallinn, ainda no inverno

Durante este mes de abril que passei praticamente inteiro no hospital, as coisas mudaram.

A primavera chegou e Tallinn eh uma cidade muito mais agradavel do que antes. A temperatura varia de 12 a 20 graus. As arvores estao cheias de folhas e a grama esta num verde muito bonito mesmo depois de meses enterrada sob a neve. Como o verao esta chegando, os dias estao mais longos. O sol esta nascendo em media 5 e meia da manha, e se pondo 9 e 30 da noite. Na verdade, agora sao 9 e 40 da noite aqui, e ainda esta um pouco claro.

Hoje fomos para a casa do Gabo fazer churrasco. Abaixo uma foto, tirada pelo Javier (Espanha). Reparem como todos estao sem blusas!

Carlos (Rep. Dominicana), Eu (Brasil), Gabo (Bolivia), Marc (em pe, Espanha), Mustafa (sentado, Turquia).

Agora nao moro mais no hotel. Estou morando no apartamento dos trainees. O Kike esta passando um tempo na Rep. Tcheca e depois ele vai se mudar para a Malasia e eu vou ficar por aqui.

Vista da janela do meu novo quarto. Foto tirada as 21:15.

Depois vou tirar e postar mais fotos de onde estou morando agora e de como Tallinn esta mais legal agora :)

Abracos!

  1. May 6, 2008 at 01:05

    hot brazilian, hein? aehuehauea

    Cara, essa sua história de úlcera parece episódio do House =/
    Tá bom já?

  2. May 6, 2008 at 12:29

    Ainda nao estou 100%, me recuperando da cirurgia.
    E tomando remedios pra ulcera ainda. Mas ja estou bem melhor, sem sentir dores e tal. Soh ter cuidado e paciencia que jaja fica tudo certo :)

  3. Puruca
    May 6, 2008 at 22:07

    100% DE SAÚDE PRA TI VEI!!!

    ABRAÇÃO MEU LEÃO!!!
    :D

  4. amanda
    May 6, 2008 at 23:38

    ô meu Deus, tadinho do meu titio mais liindo ç.ç mas vc já tah bem agora né? :) vai fica tudo de buenas agora :D beeijo, te amo :* (L.

  5. May 7, 2008 at 10:37

    Faltou dizer q vc usara produtos da ATLASSIAN!!!
    :-)

    Abracos

  6. May 7, 2008 at 19:25

    nhaiiii… sol as 21h00… como assim??? esse lugar eh doido!!! :P

    saudades, amigo tão querido!

  7. Smeagol
    May 11, 2008 at 19:11

    Ae perdido…

    Mto legal saber das novidades cara… nao conhecia teu blog…

    Se cuida, melhoras, estamos ae…

    Abraços,
    Smeagol

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

