Home > estonia, Portuguese > Finalmente estoniano!

Finalmente estoniano!

No dia 25 de fevereiro eu deixei o Brasil e cheguei em Amsterdam no dia 26. Neste dia meu passaporte foi carimbado e eu era um novo turista na Europa. Isso quer dizer que por 90 dias eu poderia transitar dentro da União Européia livremente, mas depois de 90 dias eu deveria sair e ficar pelo menos mais 90 dias fora.

Noventa dias, três meses… !!! Amanhã completam 3 meses e eu passo a ser um ser ilegal na Europa!

Seria, se minha permissão de moradia na Estonia não estivesse ficado pronta na última sexta-feira. Esta permissão na verdade é um ID estoniano, como se fosse um RG. O meu é exatamente igual ao de qualquer outro estoniano, a não ser pelo item Nacionalidade (BRA) e a data de validade de apenas um ano.

Com este cartão eu posso:

- ser identificado, é claro;
- realizar transacões bancárias;
- usar o transporte público (veja mais abaixo sobre o transporte público);
- usar assinatura digital (usando um leitor de cartão plugado num computador);
- se eu fosse estoniano, poderia votar (pela internet inclusive, bastaria ter um leitor de cartão USB).


O ID

Transporte Público

Em Tallinn existem 4 opcões de transporte: os trams (bondes), os trolleys (ônibus elétricos), os ônibus convencionais e os ônibus expressos.

Algumas coisas em relacão ao transporte público aqui são bem diferentes do Brasil. Como:

- Eles param em todos os pontos, não importa se alguém deu sinal para descer ou subir. E todos os pontos da cidade têm um nome. Assim cada vez que o ônibus (ou tram etc) sai de um ponto a vozinha diz ‘Järgime peatus blablabla’ (Próxima parada blablabla). Quenem no metrô em SP;
- Não existe cobrador. Eles assumem que todos têm bilhetes válidos. Em horários e dias completamente aleatórios um guardinha passa verificando. Se você for pego usando transporte público sem bilhete paga uma multa equivalente a 100 reais. Até hoje, nesses três meses na Estônia, só vi esse guardinha uma vez, e eu vou e volto do trabalho de trolley todo dia. Este sistema também é utilizado em Amsterdam e em Berlim (onde aliás andei de metrô sem bilhete). Aliás, lembro que uma vez uma mulher ficou paradinha na porta olhando pra ver se algum guardinha ia subir no ônibus daí ela desceria pela porta de trás (todos podem descer e subir por toda e qualquer porta);
- Os ônibus expressos se diferenciam dos outros meios de transporte por estarem disponíveis somente nos horários de pico (algo como das 6.30 às 9.30 da manhã e da noite), por pararem em poucos pontos e por serem mais rápidos. Além disso guardinhas são bem mais frequentes nesses ônibus (amanhã será minha primeira vez num desses);
- Existem dois tipos de bilhetes: os de papel (os famosos ‘passes’) e o eletrônico. Até semana passada eu comprava os de papel. A cada viagem você entra no ônibus e põe o bilhete numa maquininha que tem lá dentro que carimba o bilhete com a data e a hora. Na próxima viagem o bilhete já não é válido mais. O bilhete eletrônico é comprado pela internet e usa o ID. Agora que tenho o ID eu entro no site do banco, escolho a opcão ‘comprar ticket de transporte público’, escolho qual quero comprar (de estudante ou normal, expresso ou não, data de validade) e realizo a transacão. Após concluir a compra eu recebo uma mensagem no celular com uma confirmacão. Na próxima vez que o guardinha me pedir o passe, eu entrego meu ID, ele coloca num aparelho e confirma que eu tenho o ticket. Comprei anteontem o bilhete de estudante de 30 dias para qualquer tipo de transporte inclusive expressos. Isso quer dizer que por 30 dias posso usar qualquer tipo de meio de transporte quantas vezes quiser e de onde e para onde quiser (dentro de Tallinn é claro). Isso custou o equivalente a 33 reais.

Mais passeios em Tallinn

Hoje a tarde saí com alguns dos outros trainees para tomar alguma coisa (suco de ameixa no meu caso, meu preferido na Estônia (já que o suco de laranja aqui é feito com laranjas de plástico)) e relaxar um pouquinho.

Aproveitei para tirar mais algumas fotos da Old Town de Tallinn, principalmente da Reakoja plats, a praca central da Old Town, cheia de mesinhas e restaurantes para turistas e locais relaxarem e curtirem o sol da primavera. Já comecou a temporada turística em Tallinn e hoje já vimos vários ingleses e orientais se divertindo pelas ruas estreitas da Old Town. Foi numa dessas mesas da Raekoja plats onde sentamos por um tempo, bem numa dessas aí abaixo.

Raekoja plats
Raekoja plats

Toompea castle
Castelo Toompea. Achei esta foto aqui e resolvi postar por ser uma construcão muito imponente bem no centro de Tallinn. É hoje o Parlamento Estoniano.

Acesso na muralha que cerca a Old Town.
Estas e todas as outras fotos que tirei hoje estão no meu Picasa.

  1. May 26, 2008 at 01:04

    Legal o sistema de transporte público deles. Com certeza não daria certo aqui.

  2. amanda
    May 26, 2008 at 03:22

    quee lindo seu cabelo novo :D hsauhsaiusa

  3. May 26, 2008 at 19:26

    Caramba
    Impressionada com o transporte publico daí
    Eles dão muito valor aos carros, onibus, tudo que anda sobre rodinhas hein?
    Depois fala sobre os skatistas, os que andam de patins e os cadeirantes. Fiquei curiosa

    hehe kiddin’ :D

    Mas eh Europa, e Europa desossa, né?

  4. May 26, 2008 at 22:36

    É, é bacana, mas como eu falei da mulher lá, aqui também tem os espertinhos hehe. Mas realmente no Brasil o negócio ia ser prejuízo certo.

    De algumas semanas pra cá comecei a ver mtas pessoas andando de skate, bicicleta e principalmente roller, eles gostam mto. O tempo esquenta um pouquinho e aparece moh galera passeando por aí. Ontem teve também uma corrida de bicileta aqui que nossa, MUITA gente participou. Até uns velhinhos(as).

    “Desossa”… lol

  5. Stark
    May 28, 2008 at 19:12

    Veeeeeei…Seu ID card fico parecendo aqueles espião russo…Hahahhahahah
    Fico mto massa!!
    Qto a seu cabelo vei…Fico meio Beckham(leia-se BIBA) mas nossa amizade continua firme!!!
    Curti mto as fotos!!
    Por acaso em 22 de janeiro do ano de 2009 ce não vai ta de férias ainda neh??Colação de grau do seu mano aqui!!
    Depois eu te mando o convite da colação (escaneado provavelmente).

    Abrassssssss

    E Karaljo

  6. Anonymous
    June 11, 2008 at 14:28

    Na australia eh o mesmo esquema de cobrado, so que eu vejo ele dia sim dia nao

    agora votar pela net…poooooooowww…ai sim eh 1o mundo

  7. Márcia
    January 9, 2010 at 04:24

    Vc ainda está em Tallin?

  8. rahul_check
    May 10, 2014 at 21:23

    http://Paid2Refer.com/ref.php?refId=214430

    pls check, No need to pay click and enjoy, not a spam

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

